Artigos Técnicos


Governança na Manutenção


Estamos diante de uma realidade na qual, temos identificado oportunidades e necessidades de melhorias em diversos setores das empresas, e também em todos os níveis hierárquicos.

Estamos diante de uma realidade na qual, temos identificado oportunidades e necessidades de melhorias em diversos setores das empresas, e também em todos os níveis hierárquicos.
Neste contexto, os resultados a serem obtidos pelas equipes técnicas de manutenção, se iniciam através de decisões gerenciais, nas quais determinam as metas a serem atingidas, os caminhos possíveis de serem trilhados, e a defesa da base orçamentária para que as ações possam ser realizadas dentro do contexto admitido e alinhado com os resultados esperados.
Neste sentido, encontramos o comando da manutenção um grande desafio de entendimento e alinhamento das premissas e necessidades da empresa, com aquilo na qual é possível realizar através dos serviços das oficinas de campo.
É possível verificar na prática que as empresas que apresentam melhores resultados, e muitas vezes são consideradas como empresas de referencia no mercado, apresentam na sua gestão boas práticas de governança e integram todos os colaboradores da sua equipe no mesmo contexto e objetivo no atingimento de resultados comuns, e compartilhados por todos, não somente um resultado individual, por departamento.
Esperamos que o conteúdo deste livro possa contribuir com a melhoria dos processos de gestão das práticas de manutenção, para que os resultados possam ser obtidos, com a melhor aplicação dos recursos limitados disponíveis, respeitando as questões de segurança do trabalho e saúde ocupacional, e também respeitando as questões ambientais.
Os colaboradores das empresas, de uma maneira geral, são conduzidos por decisões gerenciais, e utilizam como um paradigma instalado os critérios de trabalhos definidos pelos gestores que diariamente, determinam os caminhos a serem seguidos pelos técnicos, e muitas vezes até acompanham as ações de campo com o propósito de estarem pertos das atividades que irão gerar os resultados projetados, através das suas decisões.
Concluindo, o tema governança da manutenção é bastante abrangente, não se limita ao contexto apresentado neste livro, e nem por isto deixa de ser extremamente importante para que o departamento de manutenção possa contribuir decisivamente para o sucesso da empresa, trazendo, definitivamente, a manutenção para a agenda as decisões estratégicas, garantindo uma estabilidade produtiva através dos ativos físicos disponíveis para a produção, e confiáveis no contexto operacional.



Veja Outros Artigos


Governança na Manutenção
O EAM
5´S - Base para a Manutenção Produtiva
Análise de Falha – Causa ou Efeito?
O Ciclo de Vida de um Contrato de Manutenção
GEM – Gestão de Excelência na Manutenção - Uma experiência de aplicação prática na Indústria Química
Utilização dos Indicadores de Desempenho para a Gestão Eficaz das Práticas de Manutenção
Curso de Planejamento / Programação da Manutenção – O Grande Desafio
Grupo Benchmarking Manutenção





+55 (11) 955 008 020 / +55 (11) 984 114 444
jwb@jwb.com.br




web by SiteCommerce.net