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PPCM

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO

Planejamento, Programação e Controle da Manutenção (PPCM)

Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o Planejamento da Manutenção possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar, detalhar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas especializadas, através da etapa da Programação da Manutenção, na qual se estará cumprindo o que foi viabilizado no fluxo dos serviços de Manutenção.


É apresentado também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da Função Planejamento e a Função Programação da Manutenção.

Uma das principais Funções do Planejador de Manutenção também, é receber e analisar o resultado dos serviços realizados e registrados das ordens de serviços, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas, além de viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, procedimentos, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção.

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Planejamento, Programação e Controle da Manutenção (PPCM)

Entendendo o Planejamento e a Programação de Manutenção como vital para o correto cumprimentos dos serviços demandados periodicamente para as equipes técnicas da manutenção, o curso estará apresentando os cumprimentos com base nos 40 (quarenta) Princípios Funcionais, distribuídos principalmente pelas seguintes funções:

“Gatekeeper”, “Planejador”, “Programador” e “Supervisor”. Planejar é prover recursos e informações confiáveis, detalhadas e corretamente dimensionadas, no melhor padrão técnico representando a realidade do ativo físico alvo do serviço, no tempo certo, na melhor contribuição para a preparação na utilização dos recursos limitados, na entrega do melhor resultado da produtividade das equipes especialistas. O cumprimento da Função Planejamento é a provisão do melhor padrão “educacional” dos serviços realizados pelas equipes especialistas de manutenção, na entrega da Confiabilidade e da Produtividade.

  • Em virtude da grande demanda diária de solicitações de serviços para a manutenção, fazendo com que o cumprimento da Função Planejamento seja dificultado pelo fluxo da rotina, foi introduzido no fluxo de serviços da manutenção uma função estratégica, no sentido de filtrar todas as solicitações de serviços, e orientar as necessidades, pela prioridade, viabilizando o fluxo de serviços da manutenção, com o melhor cumprimento da Função Planejamento.
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  • Esta função estratégica é a “Função Gatekeeper”. Além de filtrar e priorizar todas as solicitações de serviços para a manutenção, a Função Gatekeeper também atua na eliminação das duplicidades dos serviços, na melhoria da qualidade da informação que compõe a solicitação, na indicação dos recursos necessários para as atividades a serem realizadas, e no cancelamento das solicitações inviáveis tecnicamente ou financeiramente.


Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas. Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção. A visibilidade mínima do correto cumprimento da Função Planejamento deve ser o padrão S+6 (6 semanas de antecedência).

O colaborador responsável pela Função Programação possui um grande desafio, no sentido de garantir que o fluxo dos serviços de manutenção possa ser realizado no melhor ritmo do cumprimento dos serviços realizados pelas equipes especializadas. A “Programação” recebe os serviços provenientes de 3 (três) vias, conforme pode ser verificado no fluxo apresentado acima, ou seja, do Planejamento no fluxo CBM, das Preventivas Sistemáticas no Tempo no fluxo TBM e dos serviços “Pendentes” que retornam das oficinas especializadas, para serem reprogramados. Desta maneira, a “Programação” possui um enorme desafio para equilibrar todas as demandas recebidas, quando comparadas com a disponibilidade dos recursos das oficinas. A visibilidade mínima do correto cumprimento da Função Programação deve ser o padrão S+3 (3 semanas de antecedência).

  • Como parte integrante no fluxo dos serviços de manutenção, na etapa relacionada com a execução e cumprimento das ordens de serviços pelas equipes especialistas, a Supervisão possui um papel decisivo na aplicação dos recursos disponibilizados pela empresa, e no melhor padrão de entrega dos serviços planejados e programados. As principais atribuições da Função Supervisão são, administrar a sua equipe, buscando a otimização dos recursos e o desenvolvimento do potencial, motivação e segurança das pessoas, através da definição de turnos de trabalhos quando necessário, reuniões de segurança, reuniões de análise de desempenho da instalação, elaboração de propostas de treinamentos técnicos e de desenvolvimento pessoal, controlando a realização dos mesmos, avaliações de desempenho pessoal, com reuniões individuais semestrais, zelar pelo cumprimento dos programas de saúde ocupacional e programas de prevenção a riscos ambientais, encaminhamento de análises para propostas de promoções e bonificações, indicando pessoas da usina para participarem de forças tarefas da empresa, de todas as naturezas (segurança do trabalho, meio ambiente, saúde ocupacional); identificar oportunidades de melhoria dos ativos físicos atuando conjuntamente com as demais áreas competentes da empresa para propor melhorias e substituições de ativos físicos, etc.,
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  • Com objetivo de elaboração das propostas de metas e orçamentos anuais e plurianuais e posterior participação em reuniões de apresentação das propostas e aprovação pela Diretoria; garantir a melhor aplicação dos recursos de acordo com as atividades programadas, ou seja, coordenar a logística de materiais, serviços e ativos físicos atendendo o planejamento de curto e longo prazo; analisar continuamente a aderência do cumprimento da execução do Plano de Trabalho com uma visibilidade de médio prazo no padrão do S+3, informando os responsáveis por sua execução e garantir a melhor qualidade dos registros dos serviços realizados logo após o cumprimento das atividades de campo, para alimentar o histórico dos ativos físicos.

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