Artigos Técnicos


5´S - Base para a Manutenção Produtiva


A aplicação da metodologia dos 5´S como uma base para a “Manutenção Produtiva” é um processo de trabalho integrado

A aplicação da metodologia dos 5´S como uma base para a “Manutenção Produtiva” é um processo de trabalho integrado, que pode ser adaptado para cada organização e cada necessidade. O grande ganho gerado por este formato de implementação integrada é no sentido de podermos utilizar as sinergias dos dois programas com um objetivo único, que é tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor, mais produtivo e mais seguro.

O 5´S, tem como base os cinco conceitos provindos das palavras japonesas seiri (utilização), seiton (ordem), seiso (limpeza), seiketsu (asseio) e shitsuke (disciplina).

Esta metodologia está baseada na criação de um plano diretor, na qual estará norteando todas as atividades seqüenciais na sua aplicação. As tarefas de campo são determinadas por planilhas padronizadas, que estarão suportando as avaliações que serão realizadas por auditores devidamente treinados, no sentido de podermos obter a melhor “fotografia” das práticas desenvolvidas no momento da avaliação.

Com estas informações de campo, estaremos criando um programa de melhoria contínua, com o desenvolvimento de um plano de ação monitorado no sentido de propiciarmos as melhorias necessárias para cada caso avaliado.

Portanto, os benefícios gerados para a organização são: maior participação no mercado, maior satisfação dos clientes, redução dos custos, melhoria nos processos de fabricação, maior competitividade, contribuição ao programa de segurança e saúde ocupacional e conseqüentemente maior lucro. Para os colaboradores são: menos conflito no trabalho e maior integração entre as áreas, maior desenvolvimento individual, possibilitando melhoria de desempenho, maiores oportunidades de treinamento, menor possibilidade de acidente de trabalho, melhores condições para acompanhar e controlar os processos e a melhoria da qualidade e da produtividade. Para os clientes são: maior confiança nos produtos da organização, redução de custos com o desempenho esperado do produto adquirido. Para a sociedade são: uma atividade empresarial em condições competitivas no mercado nacional e internacional, contribuindo com o desenvolvimento da nação, que se traduzirá em benefícios para toda a sociedade.

O fator primordial para o sucesso do projeto é o envolvimento e a motivação das pessoas. Em todos os níveis hierárquicos, desde a diretoria até o chão de fábrica, todos devem estar envolvidos e voltados para o sucesso do projeto.



Veja Outros Artigos


Governança na Manutenção
O EAM
5´S - Base para a Manutenção Produtiva
Análise de Falha – Causa ou Efeito?
O Ciclo de Vida de um Contrato de Manutenção
GEM – Gestão de Excelência na Manutenção - Uma experiência de aplicação prática na Indústria Química
Utilização dos Indicadores de Desempenho para a Gestão Eficaz das Práticas de Manutenção
Curso de Planejamento / Programação da Manutenção – O Grande Desafio
Grupo Benchmarking Manutenção





+55 (11) 955 008 020 / +55 (11) 984 114 444
jwb@jwb.com.br




web by SiteCommerce.net