Artigos Técnicos


Curso de Planejamento / Programação da Manutenção – O Grande Desafio


Temos verificado uma variabilidade muito grande nas empresas com relação as práticas da função planejamento.

Em virtude da atividade de manutenção estar envolvida com os diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas de manutenção, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

Temos verificado uma variabilidade muito grande nas empresas com relação as práticas da função planejamento, pois em muitos casos as oficinas executantes necessitam providenciar todos os recursos necessários para a realização e cumprimento das tarefas programadas, fazendo com que os tempos planejados não sejam cumpridos.

Estaremos apresentando as definições das seguintes funções abaixo:

É atribuição da função planejamento definir “O Quê?” e “Quando?” as atividades serão realizadas, ou seja, é a prática da estratégia considerando a melhor oportunidade, os melhores recursos, na busca dos melhores resultados para a empresa.

É atribuição da função programação definir “Quem?” e “Como?” estas mesmas atividades, já planejadas, serão realizadas, ou seja, é a prática da ação de campo considerando a relação direta do melhor recurso com a melhor técnica.

Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação.

Após as tarefas realizadas, a principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas.

Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) para todos os serviços a serem realizados pela manutenção.

Estaremos discutindo os 6 (seis) princípios básicos da função planejamento, as 15 (quinze) regras básicas para os planejadores, os 6 (seis) princípios básicos da função programação, 1 (um) modelo de exame para ser aplicado para os planejadores.



Veja Outros Artigos


Governança na Manutenção
O EAM
5´S - Base para a Manutenção Produtiva
Análise de Falha – Causa ou Efeito?
O Ciclo de Vida de um Contrato de Manutenção
GEM – Gestão de Excelência na Manutenção - Uma experiência de aplicação prática na Indústria Química
Utilização dos Indicadores de Desempenho para a Gestão Eficaz das Práticas de Manutenção
Curso de Planejamento / Programação da Manutenção – O Grande Desafio
Grupo Benchmarking Manutenção





+55 (11) 955 008 020 / +55 (11) 984 114 444
jwb@jwb.com.br




web by SiteCommerce.net